05/12/2025
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi um dos grandes destaques da entrega do Troféu ABEL Digital 2025, realizada na manhã desta sexta-feira (5) durante a reunião da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), dentro da programação da Unale 2025. A Escola da Assembleia recebeu duas premiações em categorias distintas, consolidando o protagonismo do Rio Grande do Norte na difusão da educação legislativa no país.
Representando o Rio Grande do Norte na cerimônia, o coordenador do programa Integra RN, Rodrigo Aladim, celebrou as duas premiações recebidas pela Assembleia Legislativa e destacou o avanço das ações formativas em todas as regiões do estado. “Esse prêmio vem coroar o trabalho que está sendo desenvolvido e ampliado por todo o Rio Grande do Norte pela Escola da Assembleia”, afirmou.
Para o presidente da ABEL, Roberto Eduardo Lamari, o Troféu ABEL Digital não se limita a reconhecer projetos vencedores, mas tem o propósito maior de incentivar a divulgação de práticas que fortalecem a cidadania e qualificam o serviço público. “O salto de 500 mil interações em 2024 para quase 5 milhões nesta edição confirma, segundo ele, o impacto da iniciativa em escala nacional”, ressaltou.
A cerimônia reuniu Escolas do Legislativo de todo o Brasil e celebrou iniciativas que se destacaram pela capacidade de mobilização social e pela promoção de conteúdos de cidadania nas redes. Nesta edição, o prêmio registrou um crescimento expressivo: 35 instituições participaram, produzindo 1.127 publicações com a hashtag #educaçãolegislativa, que juntas alcançaram quase cinco milhões de interações. O resultado supera amplamente o da edição anterior, que contou com 14 escolas e pouco mais de 573 mil interações, demonstrando a expansão do alcance e da relevância da educação legislativa no ambiente digital.
O volume de engajamento foi impulsionado pela atuação das plataformas digitais, especialmente o Instagram, que concentrou 770 publicações, seguido por TikTok, Facebook, YouTube, X e LinkedIn. A diversidade de canais reforça a capacidade das Escolas do Legislativo de dialogar com diferentes públicos e ampliar o acesso ao conhecimento sobre o funcionamento do Parlamento.
Ao final da cerimônia, o desempenho potiguar foi novamente ressaltado pela ABEL, que reconheceu a capacidade da Escola da Assembleia do RN de promover ações consistentes, colaborativas e alinhadas ao propósito de aproximar a sociedade do Poder Legislativo. A entrega do prêmio na Unale reforça o papel da educação legislativa como instrumento de transformação social e marca mais um capítulo de crescimento e visibilidade para a Assembleia do Rio Grande do Norte no cenário nacional.
Igor Moreira, coordenador administrativo da Escola da Assembleia também acompanhou a entrega da premiação.